"Primeiro papa americano": Trump parabeniza eleição de Robert Prevost

Trump parabeniza Robert Prevost por se tornar o "primeiro papa americano"

Robson Ramos

5/8/20251 min read

Donald Trump celebra eleição do primeiro papa americano, Leão XIV

Em publicação nas redes sociais, ex-presidente dos EUA parabeniza Robert Prevost e diz aguardar encontro com o novo pontífice.

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a eleição do cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o novo papa, que adotou o nome de Leão XIV. Natural de Chicago (EUA) e também cidadão peruano, Prevost é o primeiro pontífice americano na história da Igreja Católica.

O ex-presidente Donald Trump rapidamente celebrou a notícia em sua rede social, Truth Social:

"Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país", escreveu Trump.

"Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", completou.

Quem é o novo papa?

Robert Prevost, conhecido como o "pastor de duas pátrias", tem forte ligação com o Peru, onde atuou como missionário nos anos 1980. Fluente em espanhol, sua eleição é vista como uma ponte entre a Igreja Católica na América do Norte e América Latina.

A fumaça branca saiu da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), marcando o fim do conclave que definiu o sucessor do papa Francisco.

Leão XIV fez seu primeiro discurso aos fiéis na Praça de São Pedro, onde saudou a "querida diocese" do Peru em espanhol, reforçando seus laços com a região.